Entrevista a Cláudia Teixeira

10-05-2020

Cláudia Teixeira é aluna da ESEV há 4 anos. Escolheu entrar na nossa Escola Superior para o curso de Comunicação Social, no qual se licenciou em 2019. Depois de tantas memórias, recordações e boas opiniões, Cláudia quis seguir o seu percurso académico e escolheu tirar o mestrado de Comunicação Aplicada também na ESEV.

Aqui encontra-se uma entrevista à aluna, onde esta conta as suas melhores experiências como já licenciada num curso da Escola Superior de Educação de Viseu, a sua opinião sobre a mesma e o que a levou a escolher o percurso que realizou até ao dia de hoje. 

1. O que te levou a escolher o curso de Comunicação Social e porquê a ESEV?

Entrei na ESEV em 2016, em Comunicação Social, pois sempre tive um gosto especial pelo jornalismo e por aquilo que ele tem para nos oferecer nos dias de hoje, quer na rádio, televisão ou imprensa.

Havendo um curso que interligava e estudava estas três vertentes era tudo o que eu ambicionava e decidi arriscar.

Sendo de Viseu e, tendo a oportunidade de estudar cá, foi sem dúvida uma mais valia, o que me ajudou imenso na tomada da decisão final.


2. Quais foram as coisas que mais gostaste de fazer durante a licenciatura?

O percurso durante a minha licenciatura foi sem dúvida muito gratificante a todos os níveis, aproveitei sempre da melhor maneira tudo o que me foi permitido.

O curso de Comunicação Social é bastante prático, permitindo um maior conhecimento das diversas vertentes que o curso tem para oferecer.

Gostei de tudo um pouco, porém, há sempre aquelas cadeiras que nos inspiram facilmente e que nos dão aquele "bichinho" para as levar avante, permitindo tirar o melhor que elas têm para nos oferecer.

É um curso um pouco exaustivo, porém, dá-nos grandes conhecimentos para percebermos realmente daquilo que gostamos.


3. Que memórias levas do tempo da licenciatura?

Imensas memórias.

As amizades que criei ao longo destes três anos, que foram um grande pilar em todos os aspetos.

As minhas afilhadas académicas que foram o melhor que eu conheci, e tenho a certeza de que são para a vida.

A praxe, porque apesar de ter ido com poucas expectativas logo na primeira, acabou por se tornar numa grande paixão e acreditem ou não é um grande apoio na integração aos novos alunos, oriundos das várias cidades do país, e no meu caso, foi aquilo que mais me marcou enquanto estudante de Viseu.

Tudo o que nós vivenciamos ao longo de três anos, todos aqueles que passam por nós deixando a sua marca é o que nós precisamos para nos sentirmos bem e felizes na cidade que nos acolheu.

Há todo um conjunto de memórias que ficam, para que mais tarde se possam recordar.


4. Que ideia é que tinhas da ESEV no início da licenciatura e que ideia tens agora? Consideras uma boa escolha para quem decide estudar Comunicação Social?

Sempre tive a mesma ideia, e nunca houve nada que me fizesse mudar de opinião. A ESEV faz-me lembrar muito a minha escola secundária, uma vez que, é bastante acolhedora, toda a gente se conhece mas, acima de tudo, porque temos excelentes profissionais e os professores, que estão sempre dispostos para nos ajudar em tudo aquilo que precisamos.

Tendo em consideração que é um curso muito prático e cativante, sem dúvida que a ESEV é uma boa escolha para todos aqueles que queiram ingressar no ensino superior.


5. Sabemos que decidiste continuar o teu percurso académico e que atualmente te encontras no mestrado de Comunicação Aplicada. O que te fez tomar essa decisão?

Desde sempre que ambicionava tirar a licenciatura e, consequentemente, tirar mestrado dentro da mesma área. Tendo a oportunidade de continuar na ESEV e, ingressar no mestrado de Comunicação Aplicada foi algo que me chamou desde logo a atenção, por ser um curso dinâmico onde a atualidade está muito presente, nomeadamente a tecnologia e tudo o que engloba a evolução da Internet, e isso permite-me adquirir novos conhecimentos e perceber em que ponto é que a constante evolução tecnológica é favorável. Outro fator que me cativou, foi a parte da publicidade porque ela depende de uma boa comunicação para se expandir. Tendo em conta estes motivos, a decisão foi fácil e ponderada.


6. Quais são os teus planos para o futuro?

Eu não penso muito no futuro, vivo um dia de cada vez. Tenho algumas ambições sim, tais como: desenvolver projetos onde possa demonstrar tudo o que aprendi até hoje.


7. Na tua perspetiva a ESEV deu-te as bases suficientes para estares à vontade a

trabalhar nas áreas relacionadas com o curso?

Sim, sem dúvida. A ESEV foi, e é, imprescindível durante toda esta caminhada. Tem grandes profissionais ao nosso dispor, sempre dispostos a ajudar-nos, e isso acaba por facilitar em muito o nosso trajeto, quer académico, quer profissional. Na minha opinião, aprendemos um pouco mais que as bases essenciais do curso, porque temos tudo que nos proporcione grandes saídas profissionais.

É importante referir também que a ESEV tem uma grande preocupação em ajudar os alunos a estagiar onde ambicionam, é de louvar, porque nem sempre é fácil conseguir dar a oportunidade de estagiarmos onde queremos.


8. Qual a tua opinião acerca do Portal da ESEV?

É um excelente projeto pela sua dinâmica. O facto de dar a conhecer trabalhos dos diversos cursos da ESEV é gratificante para todos. Espero sinceramente que o objetivo seja cumprido, e que seja uma fonte de inspiração para todos aqueles que pretendem ingressar no Ensino Superior, e percebam que a ESEV será sempre uma boa escolha.


Muito obrigada Cláudia, esperamos que tenhas um futuro promissor e cheio de projetos onde possas crescer e aprender cada vez mais! 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora